In English

O Festival

II Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba | 06 a 14 de junho de 2013

Em 2012 o Olhar de Cinema iniciou suas atividades como um festival internacional de cinema independente. Naquela primeira edição objetivávamos, principalmente, apresentar ao público o festival como um evento com foco em filmes autorais e ousados.

Curitiba chegou a possuir alguns festivais de cinema que, no entanto, acabaram, tendo como um dos motivos mais forte para seu ocaso, a completa desconexão entre a proposta daqueles eventos e o público crítico e exigente da cidade. Assim, o conceito norteador da 1ª. Edição do Olhar de Cinema foi o de conectar este público exigente àqueles filmes ousados que propúnhamos exibir. Por isso mesmo nossa marca na edição de 2012 estampava inúmeros e distintos espectadores sentados atentos numa sala de cinema prontos e desejosos para o encontro com os filmes.

Diante da aceitação maciça do público, que na edição passada lotou todas as sessões, em 2013 nos arriscamos a dar um passo adiante e desbravar ainda mais profundamente o cinema independente mundial. Desta forma, podemos dizer que este é o ano da afirmação do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba como um evento irrequieto e ousado, cuja linha mestra compreende as ideias de SALTO / RISCO, deixando claro que aqui não há espaço para comodismo.

Como um evento de cinema, arte que lida principalmente com imagens, buscamos signos imagéticos que remetessem às palavras salto e risco, e chegamos então à imagem que ilustra nossa identidade visual desta edição: o mergulhador com o escafandro e o machado representando o mergulho profundo, desbravador de um novo e pouco conhecido mar, lugar onde, provavelmente, se travará contato com criaturas estranhas, às vezes assustadoras, mas ao mesmo tempo intrigantes e belas, como são os filmes selecionados para as mostras do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, edição 2013.

Diretores Artísticos